Header Ads

Últimas

Uso da camisinha entre jovens vem caindo, aponta Ministério da Saúde


Mais da metade das infecções de HIV no Brasil, são entre pessoas de 20 e 34 anos


Segundo o Ministério da Saúde, o uso de camisinha entre jovens de 15 a 29 anos vem caindo consideravelmente, esse público está mais exposto a infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatites virais, HPV e gonorreia, aponta matéria da Agencia do Rádio.

Atualmente 57,2% dos casos de infecção de HIV no Brasil, são entre pessoas de 20 a 34 anos. A Infectologista da Fiocruz, Ana Cristina Ferreira, reforça que o sexo desprotegido é o responsável pelo alto índice de ISTs entre os jovens. A especialista reforça a importância do uso da camisinha para frear o número de contágios.

“Entre as pessoas, que hoje, e nos últimos anos, você observa um aumento[das ISTs] nessa população. Os motivos são vários. É o momento da vida que tem mais relação sexual. Hoje, em dia, a forma de se relacionar está mais facilitada por causa de uso de aplicativos de relacionamentos,então, mudou o contexto.”

Este ano, o Ministério da Saúde vai reforçar as Unidades Básicas de Saúde com 22,4 milhões de testes rápidos para hepatites virais, 13 milhões para HIV e quase 14 milhões para diagnóstico da sífilis. Vale lembrar que nas proximidades do carnaval, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, lançou uma campanha estimulando a abstinência sexual, ao contrário dos outros anos, quando a pasta lançava campanhas estimulando o uso do preservativo e contra o assédio no carnaval.