Header Ads

Capital da Turquia proíbe exibição de filmes de temática LGBTI



“Riscos para a segurança pública” essa foi a explicação dada pelo gabinete do governador de Ancara, capital da Turquia, no último domingo, 19, para a proibição da exibição pública de filmes e exposições relacionadas ao universo LGBTI. Segundo informações da agência ANSA.

"A partir de 18 de novembro, preocupando-se com a sensibilidade pública de nossa comunidade, qualquer evento LGBT como cinema, teatro, painéis, entrevistas e exposições estão proibidos por um período indefinido em nossa província para providenciar paz e segurança", diz o governo no comunicado.

A Parada do Orgulho Gay na Turquia já não acontece desde 2015 e na semana passada o governo de Ancara proibiu um festival de cinema gay alemão. As alegações são de que o evento traria risco à segurança pública, com chances de acontecer um atentado terrorista no local. Vale lembrar que ao contrário de muitos países muçulmanos, a Turquia não considera a homossexualidade um crime, mas, mesmo assim, ainda há muito preconceito contra os LGBTI no país.