Header Ads

Pra comemorar: Taiwan reconhece legalmente o casamento gay

Na foto o ativista Chi Chia-wei


A gente não podia encerrar a semana sem essa notícia tão maravilhosa.
Na quarta-feira, 24, o tribunal de Taiwan reconheceu legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A ilha é o primeiro país da Ásia a aprovar o casamento igualitário, garantindo assim os mesmos direitos a casais LGBT's e heteros.

O PERSONAGEM

A conquista deve-se ao ativista Chi Chia-wei, que se assumiu gay em 1986 – ele ficou preso por 162 dias por conta disso –, e pediu, quinze anos depois, para se casar com um parceiro de longa data. Infelizmente, as diversas tentativas de matrimônio não tiveram sucesso, em 2015, ele pediu uma consulta à Suprema Corte alegando que a recusa do casamento gay viola os artigos 7 e 22 da Constituição de Taiwan, que garantem que todas as liberdades e direitos que não prejudiquem a ordem social ou o conforto público estão garantidos ao povo.

Foi com esse argumento que os 14 juízes que compõem o tribunal de Taiwan declararam inconstitucional o trecho da lei sobre o matrimônio que diz que a união entre “pessoas do mesmo sexo não constitui um casamento legal”. O governo terá uma prazo de dois anos para aprovar uma emenda à constituição. “Tornou-se realidade um sonho que estou esperando há mais de 16 anos”, diz Chi Chia-wei.