Começou prazo para transexuais solicitarem uso do nome social no Enem 2017

O prazo para solicitação do uso do nome social no Enem 2017, encerra dia 04 de junho


Vitória das trans! Começou na segunda-feira, 29, o prazo para que travestis e transexuais, ou qualquer outro candidato, solicite o atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O pedido deve ser feito pelo site do Enem, o prazo vai até às 23:59 do dia 4 de junho. Vale lembrar que o prazo de inscrição do exame, encerou no dia 19 de maio.

De acordo com o edital, é preciso encaminhar documentos que comprovem o motivo da solicitação de atendimento pelo nome social, como fotografia atual e cópia de documento de identificação. Infelizmente há o risco do pedido ser negado, nesse caso o candidato será avisado por e-mail e terão três dias para enviar um novo documento comprobatório. Se novamente o documento não for aceito, o participante fará a prova de acordo com nome civil.

A população declaradamente transexual e travesti que tem feito o Enem, cresce a cada edição. Em 2014 foram 102 pessoas trans que fizerem o exame usando o nome social, no ano seguinte o número foi de 278 pessoas e em 2016 tivemos 407 inscritos.