Header Ads

Conheça o primeiro prefeito assumidamente gay e casado do Brasil

“Eu me propus a ter uma vida aberta para que as pessoas pudessem ver que os homossexuais não são diferentes dos heterossexuais” afirmou Edgar de Souza


O prefeito de Lins, cidade do interior de São Paulo, acaba de se tornar o primeiro prefeito gay e casado do Brasil. Assumido,  Edgar de Souza (PSDB) trocou alianças no último sábado, 4 de março, com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, os dois tinham uma união estável há 13 anos.

O governador Geraldo Alckmin esteve em Lins na véspera e fez questão de ir cumprimentar os noivos. Em 2012 quando ainda era vereador na disputa da prefeitura, Edgar subiu no palanque e tornou pública sua sexualidade: “Falei no palanque: eu não tenho que esconder com quem vivo e quem eu amo. Se esconder não mereço ser prefeito de vocês.”

Edgar, de 34 anos, e o companheiro Alex, de 31 anos (Foto: Divulgação / Edgar de Souza)

PRECONCEITO

Na época, seus adversários políticos distribuíram uma foto dele com Alex encostado em seu ombro e a frase: “Se votar no 45, essa família vai governar a sua.” A oposição chegou a declarar que se fosse eleito ele transformaria a prefeitura em uma boate gay. 

O golpe baixo não foi suficiente, Alex foi eleito e em 2016, durante sua reeleição ele já não enfrentou o problema do preconceito de seus adversários políticos.