De salto e vestido, aluno do ITA protesta contra homofobia na instituição

Talles, 24 anos, fechou a web com seu protesto durante sua formatura no ITA. De salto, make e vestido e levou o título de #CloseCerto da semana.


Foi durante sua formatura no curso de engenharia, que o universitário Talles de Oliveira Faria resolveu fazer um protesto contra todo o preconceito e perseguição que sofreu no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), no último sábado, 15, em São José dos Campos (SP). O momento foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais.

Talles surpreendeu a banca no momento em que recebeu o diploma; ele tirou a beca e chamou a atenção por estar maquiado e  usando um vestido com os dizeres:  “Ita – Excelência em: homofobia, machismo, elitismo e falsa meritocracia”. 

Em entrevista ao jornal Metrópole ele explicou o motivo do ato: “É um ambiente terrorista. Vários alunos querem sair porque não aguentam a pressão psicológica”, disse. Talles foi obrigado obrigado a pedir desligamento da FAB porque, segundo ele, a instituição o perseguia. “Eles usaram material do meu Facebook para gerar fichas de transgressão militar. No ano passado, fui recebendo pequenas punições, como pelo fato de usar maquiagem. A FAB abriu uma sindicância para apurar meu comportamento. Ao contrário do que ocorre com outros alunos que entraram nesse processo, eles queriam que eu saísse da corporação”, contou.



Já o comando destacou que o ITA não questiona nem registra a orientação sexual de seus alunos e formandos. "O ITA não discrimina alunos por sua orientação sexual, gênero, condição social, credo ou raça. A reitoria repudia qualquer ato de homofobia ou discriminação", afirmou em declaração ao G1.

Para Talles, todos os episódios ocorridos no ITA servirem para fortalecer sua luta: “A minha orientação sexual não me impediu de me formar na melhor instituição do país, ela não me faz diferente de ninguém. Eu saio daqui fortalecido por tudo que eu passei. Sei que fiz o que deveria ter feito e não me omiti da injustiça social”, finalizou.

O Para Mocinhos parabeniza o moço pela força, coragem e ousadia de dentro de uma instituição militar como o ITA, levantar a bandeira e lutar pela igualdade de direitos e respeito aos LGBT'S. Arrazou Talles!