Truvada pode ser distribuido pelo SUS até o ano que vem

Truvada será distribuído gratuitamente pelo SUS até o começo de 2017


Para quem já ouviu falar do Truvada e espera ansiosamente a distribuição do remédio no Brasil, cá venho com boas notícias. O medicamento utilizado para prevenir o contágio do HIV, começará a ser distribuído no SUS até o começo do próximo ano. De acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo, o protocolo clínico do medicamento já está no Ministério da Saúde. Já havia comentado aqui no blog sobre a distribuição do Truvada pelo SUS, mas agora temos data: vale lembrar que ele já está disponível em farmácias de importados para quem está disposto a pagar R$412,50 por um frasco de 30 comprimidos.

A informação foi dada previamente pela diretora do Departamento de DSTs, AIDS e Hepatites Virais, Adele Benzaken, na 21ª Conferência Internacional de Aids, na África do Sul. E foi confirmada pelo diretor-adjunto Marcelo Freitas: “No melhor cenário, no final desse ano. No pior dos cenários, iniciamos em 2017, no começo do ano”.

No início, o antirretroviral estará disponível de forma gratuita para cerca de 10 mil pessoas, segundo Benzaken. Mas com a chegada da PrEP no SUS, as farmácias também receberão os comprimidos com preços mais acessíveis.

Com a medida, o Brasil será o primeiro país do mundo a distribuir de forma gratuita as pílulas, que se tomadas diariamente reduzem em até 99% as chances de contágio de HIV mesmo nas relações desprotegidas. Já vimos casos como o da Inglaterra, cujos debates acabaram com a decisão de não distribuir o Truvada de forma gratuita, lembra?

Claro que ficamos felizes com a decisão, e esperamos que o mecanismo seja eficiente para combater o HIV por aqui. Você também?

*      *        *

Antes de você imaginar que vai poder sair por aí tomando Truvada e fazer um sexo bare ~ sem camisinha ~ vale lembrar que apesar de reduzir em  99% o contágio do HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis continuarão suscetíveis e rondando por aí, algumas inclusive sem cura, então, vamos ter bom sendo né?! 
Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.