Dica de Filme: La Partida (O Último Jogo)

"La Partida" tem direção do cubano Antonio Hens


Eu sei que vocês adoram as dicas de filme aqui do blog e acreditem, esse amor é recíproco, porque eu também amo assistir e depois indicar filmes com temática LGBT para vocês.
A dica de hoje é o longa metragem cubano de 2012, "La Partida" em português "O último jogo".


No longa os dois amigos Reinier (Reiner Díaz) e Yosvani (Milton García) encontram no futebol um escape seja para uma vida melhor ou para os problemas cotidianos. Nos campos da periferia de Havana eles vivem entre sonhos e peladas. Enquanto Reinier vê no futebol o sonho de ser encontrado por um olheiro e se tornar um astro do futebol, Yosvani vive com o pai de sua noiva, com quem trabalha fazendo cobranças de dívidas, nem sempre de forma legal.

Mesmo com o sonho de ser um jogador de futebol é na prostituição que Reinier encontra uma forma de sustentar a mulher e o filho, nesse meio termo, entre partidas e clientes na noite de Havana, Yosvani descobre a atividade do amigo, apesar do preconceito a amizade entre eles cresce e surge uma paixão proibida.


Seja pelo machismo do futebol, ou pelo fato de serem ambos noivos, a narrativa toma intensidade pelo risco da paixão entre os dois e a luta pela sobrevivência, onde o dinheiro vai girando uma máquina geradora de uma trama forte. Um outro elemento surge para conturbar a paixão oculta dos rapazes, Reinier encontra em um dos seus clientes a possibilidade de sair de Cuba e ter uma vida melhor na Espanha, por outro lado o rapaz acumula uma dívida com o sogro de Yosvani e cabe a ele cobrar a pendência, ordens do sogro que descobre a relação homoafetiva dos dois jovens.



O que mais encanta em "La Partida" é a narrativa intensa e natural com que a trama se constrói, a beleza do homem cubano bem explorada e principalmente dos dois jovens protagonistas, que cativam e encantam pela força dos personagens. Entre os clichês dos filmes de temática LGBT esse se encaixa na maioria delas, mas ao mesmo tempo se sobressai pelo cenário de Cuba, suas cores e pelo andar do enredo que prende do começo ao fim.

ASSISTA O FILME ONLINE NO PLAYER ABAIXO 

Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.