"Aos Nosso Filhos": peça discute sobre as novas configurações da família



O universo do relacionamento entre mãe filha é o ponto principal da trama Aos Nossos Filhos, um espetáculo teatral com texto de Laura Castro e direção de João das Neves. Entre 10 e 13 de setembro, a montagem faz temporada na CAIXA Cultural Fortaleza. O projeto leva pela primeira vez aos palcos brasileiros a atriz portuguesa Maria de Medeiros, conhecida mundialmente por sua atuação no filmes Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, e Henry e June, de Philip Kaufman.

No enredo da peça, a mãe, interpretada por Maria de Medeiros, é divorciada, com três casamentos, filhos em dois deles, mais os enteados. É uma mulher que lutou contra a ditadura no Brasil, pegou em armas, foi exilada e morou em diversas partes do mundo. A filha, vivida por Laura Castro, é mais “careta” e vive um casamento que já vai completar 15 anos com outra mulher que está grávida do primeiro filho do casal.

A peça se passa na noite em que a filha conta a sua mãe que vai ter um filho através da barriga de sua companheira. A notícia traz à tona encontros e conflitos das duas gerações. Neste momento, o espetáculo coloca em confronto duas mulheres, mãe e filha, ambas revolucionárias a seu tempo, e tem como pano de fundo questões como liberdade individual e novas configurações familiares, com suas consequências, desdobramentos e afetos.

O desejo de escrever sobre esse tema nasceu de uma experiência pessoal da autora. Casada há 13 anos com Marta Nóbrega, têm, juntas, três filhos: Rosa (gerada por Marta), José (gerado por Laura) e Clarissa (adotada). “A experiência me aproximou ainda mais das questões ligadas a famílias homoafetivas no Brasil. Anteriormente a este espetáculo, participei do programa de TV Novas Famílias, dirigido por João Jardim, no qual trabalhei na pesquisa, e acabamos nos tornando personagens”, conta Laura.


Bate-papo: Após as apresentações de sábado e domingo, o público será presenteado com um bate-papo com a autora da peça, Laura Castro, e a jornalista e escritora Lícia Loltran. Durante cerca de uma hora, elas vão conversar sobre as novas configurações familiares.

Serviço:

Teatro Aos Nossos Filhos
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 10 a 13 de setembro de 2015
Horário: quinta-feira a sexta-feira, às 20h, sábado às 18h e 20h e domingo, às 17h e 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Informações Gerais: 
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770
Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.