SUS promete distribuir remédio que elimina o risco de contágio por HIV



Via: Catraca Livre

O Ministério da Saúde anunciou que pretende incluir o Truvada, nome comercial do remédio de uso contínuo que pode impedir a contaminação do HIV, à lista dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS. A ação deve começar no início do ano que vem.

O medicamento quando tomado diariamente pode zerar o risco de contágio do vírus HIV, mesmo no caso de sexo sem camisinha. Para isso, o Truvada bloqueia a possibilidade que o vírus ultrapasse as membranas celulares do organismo, se reproduza e atinja a corrente sanguínea do paciente.

Com o anúncio, o Brasil será o primeiro país a incluir o remédio em sua política pública de saúde. Já aprovado pela Anvisa, o Truvada ainda não foi liberado para a venda. Países como Estados Unidos, Tailândia e Malásia já liberaram o uso e a venda regular do medicamento.

*   *   *

É importante lembrar que o "Truvada" impede apenas o contágio do HIV, porém existe uma infinidade de outras DST's, algumas ainda sem cura, que podem ser transmitidas através do sexo sem camisinha. Espero estar errado em imaginar o pandemônium que isso pode gerar, mas se mesmo com camisinha que é de uso simples e prático, temos índices preocupantes de contágio de HIV, imaginem sem ela?! O uso do remédio é um tratamento constante e sério que precisa ser feito com cautela.

Talvez a comunidade gay brasileira ainda não esteja preparada para tanta "liberdade", ou talvez o primeiro passo seria uma processo de reeducação sexual, ou quem sabe no final das contas o problema seja eu, um blogayro excessivamente pessimista.
Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.