Líder do PSD na Câmara propõe que "cristofobia" seja crime

Leo Pinheiro/Fotos Públicas


Via: EXAME

O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Rogério Rosso (DF), protocolou nesta segunda-feira, 08, um projeto de lei que torna crime hediondo ultraje, impedimento ou perturbação de cultos religiosos.

Na proposta, o deputado ataca o que chama de "Cristofobia" e sugere como punição, além de multa, aumento da pena para quatro a oito anos de reclusão.

Na justificativa do projeto, o parlamentar reclama que manifestações de defesa dos direitos homossexuais, como a Parada LGBT, têm "zombado" da fé dos evangélicos e agindo de forma desrespeitosa contra símbolos religiosos.

"A intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTs, é o que podemos chamar de 'Cristofobia', com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos", diz o texto da proposição.

O artigo 208 do Código Penal prevê hoje multa ou detenção de um mês a um ano para quem escarnecer de alguém, por motivo religioso, ou perturbar cerimônia religiosa, "vilipendiar publicamente o ato ou objeto de culto religioso".

Em caso de violência, a pena é acrescida em um terço.


*   *   *   



Ler essa notícia é ter a certeza de que a cada dia mais evangélicos se tornam os seres mais incoerentes que já habitaram a terra. Partindo do princípio de que jamais você irá sofrer, ser expulso de casa ou agredido na rua por ser cristão [pelo menos não no Brasil], a ideia já toma ares de uma grande palhaçada.

Em segundo lugar é estranho ouvir da boca de um evangélico o discurso de "proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros", lembrando que várias religiões e cultos são praticados no Brasil, inclusive a umbanda e candomblé, que são de raízes africanas e tão perseguidas pelos cristãos.

Eu pelo menos nunca ví a notícia de que umbandistas ou candomblecistas teriam invadidos templos evangélicos ou igrejas católicas e destruídos imagens, equipamentos ou altares. Já sobre certos cristãos não podemos dizer a mesma coisa.
Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.