Você sabia? Primeiro boneco gay (e com genitália!) foi lançado nos anos 70




Uma nota curiosa envolvendo a história brinquedos está gerando o maior comentário nas redes sociais e questionando as reais evoluções sobre os direitos dos LGBT. Tudo porque em 1977 - sim, na década de 70! - foi lançado o primeiro boneco assumidamente gay do mundo, o Gay Bob.

O brinquedo - que ainda hoje causaria a maior polêmica, caso uma versão semelhante entrasse nas prateleiras - foi idealizado pelo executivo Harvey Rosenberg, que se inspirou nos atores Robert Redoford e Paul Newman, e lançado nos Estados Unidos.

Além de ter uma mensagem contra a homofobia - e nesta época nem se utilizava esta expressão - ele era altamente fashion. Tinha brinco, bolsa e vinha com um armário de roupas para entrar e sair quando quiser. Outro fato curioso é que ele tinha, sim, genitália anatomicamente correta.



No texto, Gay Bob dizia: "Olá meninos, meninas e adultos. Sou o Gay Bob, o primeiro boneco gay do mundo. Aposto que você está imaginando porque vim dentro de um armário. 'Sair do armário é uma expressão que significa que você aceita a verdade sobre si mesmo, e não tem vergonha do que é".

Outra fala era: "Pessoas gays não são diferentes das outras... se todo mundo saísse de seus armários não haveria tanta gente frustrada, com raiva e assustada. Pessoas que não tem medo do que elas são são mais amáveis, gentis e compreensivas."

Sem lançamento no Brasil, o boneco é considerado uma relíquia por quem sabe do histórico transgressor. Mas pode ser encontrado no e-bay por R$311.


Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.