A música POP delícia que vem do Oriente

Hoje no blog vamos dar início a uma série de postagens sobre a música pop que vem do oriente ~ isso mesmo gente, os gostosinhos e gostosinhas de olhos puxados sabem fazer uma música tão cremosa quanto aquele pop.chiclete que te faz ferver na boate.

O texto é do nosso leitor e quase meu xará Alexandre Beethoven [palmas, só pelo sobrenome dele], que arrazou dando dicas de bandas orientais. Então segura o peito e vem curtir a primeira parte desse mega post.


Sobre o hemisfério onde o sol nasce, existem muitos mitos e preconceitos de origem ocidental, especificamente sobre a música dos países do oriente e o cenário japonês. A situação ainda é pior quando se pergunta a qualquer um de seus amigos na escola, ou numa festa, ou em qualquer outro lugar, assim: “Você gosta de alguma banda/cantor/ ou música oriental?” Se essa pergunta fosse feita na minha cidade, (Natal-RN) quase que 90% das pessoas (Dado hipotético) indagadas, iriam responder com um rápido “não”; seco e ríspido, além de subestimar o autor da pergunta, caso você realmente gostasse do gênero. Ainda falando dos 90% e na mesma cidade, alguns se arrependeriam da resposta e te surpreenderiam com uma tardia lembrança: “Ah! Eu gosto [do] Gangnam Style (O Nome do grupo é Psy)”. Os outros 10% se refeririam a galera pejorativamente classificada como “nerd” ou que fazem parte de alguma tribo alternativa, como os “K-poppers” e os “Otakus”. (Você nunca vai poder ser classificado como mero apreciador de música). Talvez o mesmo fenômeno derivado da mesma pergunta, poderia se repetir em inúmeras localidades do país, mas com percentuais bem diferentes ou piores. Sabe-se que quanto mais informatizadas as cidades, maiores os fãs e conhecedores de música oriental; concluindo.

Nessa matéria irei me deter aos grandes sucessos das nações nipônicas e sul-coreanas, dentro dos limites geográficos dessas, mas que quase não são conhecidas no ocidente como deveriam, devido ao gigantesco grau musical e premiações internacionais de tais grupos e cantores. Deixemos o “Gangnam Style” de lado, ok? JAPÃO

Hikaru Utada

Hikaru Utada considerada a artista mais influente da ultima década no Japão. Também conhecida por seus fãs como Hikki (ヒッキー, Hikki), é cantora, compositora e pianista. Também natural dos Estados Unidos, mas que consolidou sua carreira no Japão desde 1997. Ela é bem conhecida internacionalmente pelo seu álbum em inglês “Exodus”, por suas duas contribuições de canções tema para a série de jogos de videogame “Kingdom Hearts da Square”, por ter alcançado o segundo lugar no ranking mundial de downloads pagos com a música "Flavor of life" com 7,2 milhões de downloads, segundo o IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) no final DE 2007 e foi alvo de incontáveis prêmios da música internacional. Seu ultimo lançamento foi “Sakura Nagashi”.




Perfume




Perfume foi formado em 2000 na Hiroshima Actors School, com as integrantes Nishiwaki Ayaka (A~chan), Kashino Yuka (Kashiyuka) Oomoto Ayano (Nocchi). Elas começaram devagar e localmente; fizeram o seu verdadeiro “debut” em setembro de 2005 com Linear Motor Girl, produzido por Nakata Yasutaka, com a empresa Tokuma Japan Comunications, onde permaneceram até 2012. Posteriormente assinaram o contrato com a Universal Music. É um dos grupos mais exaltados do Japão, onde são consideradas “namoradinhas do país”, são referencial de moda, de tendências coreográficas, também foi o único grupo a ter uma de suas músicas na trilha internacional da “Pixar” com o filme Cars 2, foram apresentadoras da MTV VIDEO MUSIC AWARDS JAPAN, onde também ganharam dois prêmios, sem contar com outros prêmios asiáticos. *Atualmente, estão se preparando para turnê na Europa passando por Alemanha, França e Inglaterra.

Obs: Sua última single lançada é “Magic of Love/ Handy Man”


Amuro Namie

Amuro Namie (安室奈美恵) foi uma das mais populares cantoras pop do Japão durante os anos 90. O talento musical de Namie e as habilidades na dança combinadas com seu carisma e forte presença de palco conquistaram os corações dos fãs ao redor do mundo. Começou sua carreira cantando em um pequeno supermercado de Okinawa, sua terra natal.

Em 92, juntou-se a quatro amigas do colégio para formar o grupo SUPER MONKEY'S. Algumas das canções estilo Eurobeat do grupo conseguiram chamar a atenção da mídia. A cantora se tornou um mega-sucesso, colocando no top das paradas singles como “Can you celebrate” e “Never end”.




CONTINUA [...]
Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.