Anúncio em jornal gera polêmica ao defender que Pernambuco não quer “homossexualismo”


Desde a noite de segunda-feira, 3, as redes sociais estão agitadas com um anúncio publicado no jornal “Folha de Pernambuco” que lista o que o estado nordestino não quer. Entre elas está o “homossexualismo”, palavra pouco usada atualmente por se referir a um período que os gays sofriam tratamentos abusivos por serem considerados doentes por psicólogos e médicos. Hoje, ela é substituída por homossexualidade.

O Fórum Pernambucano Permanente Pró Vida (FPPPV) é o responsável pelo anúncio. É um grupo cristão que defende os "bons costumes". Além da homossexualidade, foi listada também a pedofilia, exploração sexual de menores e o turismo sexual, isto é, a mensagem sugere que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo é crime para esta entidade.

Na manhã desta terça-feira, 4, a palavra Recife permaneceu nos trending topics do Twitter e muito se referia a este assunto. No Facebook, internautas entraram na página da Pró Vida para reclamar da postura da entidade, além de diversos grupos dos direitos humanos e LGBTs colocarem links para denúncia do anúncio na Polícia Federal.

Em tempo: Recife tem uma legislação anti-homofobia. A lei Nº 17.025/04 diz: “Art. 2º – Consideram-se atos atentatórios e discriminatórios aos direitos individuais e coletivos dos cidadãos homossexuais, bissexuais ou transgêneros, para os efeitos desta Lei:

I – submeter o cidadão homossexual, bissexual ou transgênero a qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica;”

UPDATE

A Recife Convention & Visitors Bureau, órgão responsável pelo Turismo da capital pernambucana, rebateu a campanha, deixando bem claro que o Recife é um destino gay. Confira:

“O público LGBT é super bem-vindo e respeitado na capital pernambucana. O anúncio veiculado em um jornal de grande circulação no Estado não reflete a realidade vivenciada pelos turistas que nos visitam. Somos reconhecidamente um destino friendly. Recife não compartilha com qualquer ato de homofobia. Inclusive este mês, no dia 16, teremos mais uma edição da Parada da Diversidade, uma das maiores do Brasil. E deixamos um recado para todas as cores, religiões, opções e diversidades: o Recife te quer sempre!”


Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.