Ceará é o sexto no Brasil em número de casais homoafetivos morando juntos

O Ceará é o sexto Estado brasileiro, em termos absolutos, com maior número de pessoas responsável pelos domicílios tendo com cônjuge alguém do mesmo sexo. No toal, 2.620 pessoas, mas, proporcionalmente, passa para o quinto lugar, significando que 0,17% dos cônjuges do Ceará são do mesmo sexo da pessoa de referência do domicílio.

Em relação ao Nordeste, o Estado é, proporcionalmente, o primeiro, mas o segundo em números absolutos, sendo superado pela Bahia. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

Conforme os dados do Ipece, que tem como título “A Composição das Famílias no Ceará – Identificação das Relações Homoafetivas”, em 51 dos 184 municípios cearenses não ocorreram declaração de relações homoafetivas. E é em Fortaleza onde existe a maior da população vivendo este tipo de união, com um total de 1.560 das 2.620 pessoas em todo o Ceará.

No Estado, o número de mulheres com cônjuges é maior tanto com outras mulheres, como também quando comparado com o número de homens com cônjuge de sexo diferente. Nos outros quatro e únicos municípios do Estado com população acima de 150.000 habitantes é também onde se concentram o maior contingente de relações homoafetivas.

No Ceará, o número de pessoas responsáveis dos domicílios do sexo feminino (937.874) é menor quando comparada aos de homens (1.432.596), ou seja, a maior parte das famílias no Ceará ainda apresenta os homens como responsáveis pelos domicílios. Mas o número de mulheres em união estável com outras mulheres é maior (1.749) quando comparado ao de homens com outros homens (871) da mesma forma que o número de mulheres cônjuge de sexo diferente é maior (1.208.349) em relação ao número de homens cônjuge de sexo diferente (376.429).

Brasil No País foram identificadas, oficialmente, mais de 60 mil pessoas responsáveis pelo domicílio tendo com cônjuge alguém do mesmo sexo. A região Sudeste tem o maior número, com 32,2 mil pessoas; seguida pelo Nordeste, com 12,1 mil; Sul, com 8,0 mil; Centro-Oeste, com 4,1 mil, e o Norte, com um total de 3,4 mil. O trabalho foi elaborado com base no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: O POVO
Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.