As Origens do 28 de Junho: Dia do Orgulho Gay


28 de Junho, "Dia do Orgulho Gay", uma data comemorada mundialmente e que inspira ares e esperanças nos corações de muito de nós - gays, é claro.
Aqui no Brasil muitas cidades seguem essa regra, e realizam suas "Paradas do Orgulho Gay" nas proximidades dessa data, e não é por pura coincidência.
As vezes até me pergunto, qual seria o real motivo para que eu tivesse orgulho de ser gay, já que não me sinto melhor, nem superior por isso.

Mas eu não vim aqui para jogar um balde de água fria nesse dia e nessa ideologia tão singela e que provavelmente você não lembrou quando encheu a cara de álcool na "Parada do Orgulho Gay", mas sim para explicar suas origens, que remetem ao ano de 1969, quando nos Estados Unidos qualquer ato gay era visto como ilegal.

Dai surgiu a "Rebelião de Stonewall" que na verdade foram uma série de eventos que aconteceram em Nova York, num movimento da comunidade gay que se rebelou contra violência que sofriam por parte dos policiais. Esse foi considerado uns dos primeiros movimentos em luta pela causa LGBTT - ou seja lá qual for a sigla, já que todo ano ela muda.

O documentário abaixo conta exatamente isso, como foi essa data que deu origem ao "Dia do Orgulho Gay", através de relatos da própria comunidade gay, quanto dos policiais.
Super indico dar um conferida no material, será pouco mais de 1 hora que vai valer a pena.

Share on Google Plus

Editor Blog Para Mocinhos

Thiago Silva - Estudante de jornalismo, 20 e poucos anos, curioso e extremamente gay além de editor e criador do Blog Para Mocinhos. Nos ouvidos um bom eletro pop e um pouco de indie rock, nos olhos um filme qualquer e uma boa companhia, e no coração alguma coisa que nem eu sei o que é ainda.